sábado, 13 de maio de 2017

Confrei - Parte II


Além de ser utilizado em compressas e emplastros, como expliquei aqui, outra forma de utilização do Confrei é através de óleo ou tintura. Vou explicar a maneira como EU preparo as a tintura e o óleo de Confrei. A maneira de fazer pode variar de pessoa para pessoa.




 
Tintura de Confrei

A tintura é uma forma de preparação em que se extrai os princípios ativos das plantas medicinais utilizando-se um conservante alcoólico. A vantagem de se preparar uma tintura de ervas é que seus compostos e nutrientes se conservam por muito mais tempo.

A tintura pode ser preparada com plantas frescas ou secas, previamente picadas ou trituradas. O procedimento para o preparo de tintura é o mesmo para qualquer parte da planta: raízes, caules, flores ou folhas.
 
Tintura de planta seca

Para preparar a tintura com o Confrei seco eu utilizo a proporção de 10%, então para 1 litro de conservante alcoólico uso 100 g da planta:

- 100 g de Confrei seco;
- 1 litro de rum (pode-se usar wodka, cachaça, álcool de cereais ou outro de sua preferência)


Modo de preparo:
- a tintura deve ser preparada em um frasco de vidro esterilizado e seco;
- coloque a erva no frasco e cubra-a totalmente com o rum e tampe;
- coloque uma etiqueta contendo o nome da planta e a data de preparo;
- guarde o preparado em local escuro e em temperatura ambiente, durante 21 dias, agitando o frasco pelo menos 1 vez ao dia;
- coe a tintura e guarde-a em frascos de cor escura (eu costumo utilizar garrafas de vidro âmbar);
* A validade da tintura de planta seca é de dois anos, quando armazenada em local fresco, seco e escuro.

Tintura de planta fresca

Para preparar a tintura com o Confrei fresco utilizo a proporção de 20%:

- 200 g de Confrei fresco;
- 1 litro de rum (ou outro de sua preferência);


Modo de preparo:
- o procedimento de preparo é o mesmo realizado com a planta seca, porém ao colocar a erva no frasco eu pico as folhas com as mãos para facilitar a extração dos princípios ativos.
* A validade da tintura de planta fresca é de apenas um ano.

A tintura pode ser usada externamente na forma de unguentos, massagem e na formulação de pomadas e cremes.
 




Óleo de Confrei 

Essa é a maneira como EU faço o Óleo de Confrei. Não tem mistério, o preparo é basicamente sempre o mesmo, claro que tomando certos cuidados com higiene e limpeza dos produtos a serem utilizados.

Prefira fazer o óleo de Confrei com a planta seca. Se estiver fresca, colha e deixe secando por alguns dias.
- Coloque o Confrei em um frasco de vidro limpo e esterilizado até chegar quase na borda, deixando um espaço para cobrir com o óleo.
- Cubra a erva com  algum óleo vegetal. Eu costumo utilizar óleo de milho prensado à frio (comprado em casas de produtos naturais e cosméticos, não é o mesmo óleo de milho refinado que encontramos no supermercado). Você pode utilizar azeite de oliva, óleo de girassol ou outro de sua preferência.
 - Aperte bem a erva, tomando o cuidado para que o óleo cubra totalmente o Confrei. Tampe-o e coloque uma etiqueta com o nome da planta e a data em que foi feito. Deixe descansar em um local escuro e arejado.
- Abra o frasco algumas vezes por semana empurrando o Confrei para baixo afim de liberar possíveis bolhas de ar e garantir que o óleo esteja sempre cobrindo as folhas.
- Após 6 semanas coe e condicione o óleo em um vidro âmbar.

O óleo de Confrei pode ser usado para massagear articulações doloridas, pancadas, picadas de inseto, aliviar queimaduras ou para diminuir a dor causada por varizes.




* Essa receita foi baseada na receita ensinada no Blog Aromas Vitais: http://aromasvitais.blogspot.com.br/2015/08/oleos-macerados-diy.html e também nos ensinamentos da minha avó, que utilizava o óleo de Confrei nas varizes do meu avô e todas as vezes que eu corria para a casa dela com algum machucado 💚💚💚

Nenhum comentário:

Postar um comentário